Como é bom o cheio do livro novinho, não é mesmo? E quantos livros já não nos transportaram para dentro de grandiosas histórias? Mas, quem faz o livro? Não, não é só o autor. Muitos profissionais trabalham para que você possa ler um bom livro e hoje, 28 de março, é o dia de dois deles: O diagramador e o revisor.
E como vocês devem saber, este site nasceu a partir de um livro, que empresta nome ao site e por isso, é com carinho que deixamos nosso muito obrigado e parabenizamos todos os diagramados e revisores, mas em especial ao Márcio Porciúncula, diagramador dos livros da Turma da Tia Juju e Sandra Freitas e Ana Lucia Machado, revisoras de livros Salvos pelo Amor.
Ana Lúcia trabalha para as editoras Sextane, Intrínseca e Arqueiro, já revisou mais de duzentos livros entre eles: “Desenvolva sua verdadeira Vocação”; “Mulheres às Avessas”; “Meu Amigo Michael”; “Sessão de Terapia”; “O Guardião”; “Os Doze”; “O Preço da Vitória”; “Uma Longa Jornada”; “O Menino da Mala” e o inspirador “A Cabana”.
Confira agora a entrevista da revisora Ana Lúcia, concedida a este site:
SPA – O que exatamente faz um revisor?
Ana Lúcia – O revisor dá qualidade ao texto, conferindo-lhe correção, concisão, harmonia e clareza. Observamos sempre a norma culta da língua, assim como aspectos referentes à forma – espaçamentos, títulos e subtítulos, padronização das referências etc. Às vezes precisamos interferir no texto, com mudanças de palavras, cortes, inclusões ou mesmo inversões.
SPA – Qual a importância do trabalho do revisor?
Ana Lúcia – A função do revisor é essencial no jornalismo, na publicidade e na editoração. Ele faz parte do processo de elaboração do produto final, que pode ser jornal, revista, livro ou trabalho acadêmico, e dele também depende a qualidade do material publicado.
SPA – É comum que um livro seja revisado por mais de uma pessoa? Quem define quantos revisores os livros terão é a editora?
Ana Lúcia – É comum, sim, e até necessário. Numa primeira revisão é impossível pegar todos os erros, sejam eles de ortografia, de pontuação e até mesmo de diagramação.
Quem define o número de revisões é a editora. E aqui também entra a qualidade que ela deseja para o seu produto.
SPA – Quais são os erros mais cometidos pelos escritores?
Ana Lúcia – Ortografia, pontuação, repetições. Como diz o revisor Aristides Coelho Neto, autor de Além da revisão: “Qualquer autor, por melhor que seja, comete erros, emite conceitos incoerentes, é repetitivo, fica cego às vezes a coisas absurdas que o seu texto contém. Essa incapacidade de ‘enxergar’ é fruto comumente do seu contato diuturno e exaustivo com a criação.”
SPA – Como você vê o aumento de novos autores?
Ana Lúcia – É excelente! A literatura brasileira está precisando de renovação.
SPA – Como foi revisar “Salvos pelo Amor”?
Ana Lúcia – Cada texto é um desafio e com Salvos pelo amor não foi diferente. Mas sendo uma leitura agradável, o trabalho tornou-se prazeroso, tanto que acabamos a revisão bem antes do previsto.
SPA – Do ponto de vista de uma leitora, você percebe alguma característica particular no trabalho dessa nova autora?
Ana Lúcia – Eu diria que a verdade é a mola mestra do texto. Coerência é outra característica claramente perceptível no livro, o que nos conduz, assim como a verdade, a um perfeito entendimento e, principalmente, aperfeiçoamento da nossa concepção de família, de amor ao próximo e, sobretudo, de amor por nós mesmos.
SPA – Em sua opinião, que mensagem o Livro deixa aos leitores?
Ana Lúcia – Acima de tudo, o amor. O amor a Deus, aos amigos, à família.
O romance Salvos Pelo amor assim também como os livros infantis da Turma da Tia Juju, pode ser adquirido neste site, sem cobrança de frete e irá com a dedicatória da autora. Sinopses disponíveis no site.