Apresentação1

Campanha Janeiro Branco – “Quem cuida da mente, cuida da vida”

Você já percebeu que todo fim de ano, geralmente, somos levados a fazer um certo “balanço” sobre o que nos aconteceu? Pois é! Certamente no início do ano somos culturalmente levados a fazer planos para os próximos 365 dias que nos espera. Em virtude desse momento reflexivo, essa certa predisposição a pensar sobre a vida e também o crescimento alarmante de problemas relacionados a Saúde Mental/Emocional, como depressão, suicídio, entre outros,foi que surgiu a campanha JANEIRO BRANCO em 2014. Leonardo Abrahão, psicólogo idealizador da campanha, explica que a cor escolhida para caracterizar o movimento foi a cor branca, passando assim a mensagem que como uma folha em branco, todos nós podemos ser autores da nossa própria história, desenhando e redesenhando novas possibilidades perante a vida.

A campanha JANEIRO BRANCO tem como slogan: “Quem cuida da mente, cuida da vida”, e objetiva colocar em evidência assuntos relacionados à Saúde Mental/Emocional, criando assim uma cultura de prevenção ao adoecimento psíquico. Ao convidar a sociedade em geral para pensar sobre como estão suas emoções, sentimentos, relacionamentos pessoais e profissionais, que sentido se está  atribuindo a vida entre outras questões, estamos levando em consideração algo que é fundamental para vivermos em equilíbrio. A vida é tão corrida que por vezes nem mesmo conseguimos chorar nossas perdas, nos alegrar com nossas conquistas diárias, ou entrar em contato com nossos sentimentos, pois temos muitos afazeres pra darmos conta. (É sempre essa nossa desculpa, não é mesmo?). reler, pois parece que falta alguma palavra nas linhas em amarelo.

Com incentivo da mídia, profissionais da saúde e de outras áreas, a campanha tem ganhado força nacional e internacional. Diversas ações vêm sendo realizadas em hospitais, igrejas, empresas, escolas, parques, espaços públicos e privados,tais como: mini palestras, cartazes e publicações nas redes sociais. Essas atividades estão voltadas para expressão de sentimentos, dicas de prevenção e conscientização, entre outras. A ideia é que a mobilização chame atenção também das autoridades para que haja mais políticas de saúde e investimentos voltados para Saúde Mental.

14484697_1202013576524366_951080392240787093_n

Num próximo post vamos nos dedicar a falar mais sobre cuidados com nossa Saúde Emocional. Tá certo? Até breve, queridos e queridas!!

Silvana Lanes

Psicóloga – CRP: 05/53231

Comments

comments

Equipe Salvos Pelo AmorCampanha Janeiro Branco – “Quem cuida da mente, cuida da vida”

Comments 1

  1. Pingback: Ano novo, vida nova? | Salvos Pelo Amor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *