O CONTINENTE BERÇO AINDA NÃO TEM BERÇOS SUFICIENTES PARA SEUS FILHOS
Por Eduardo Garcia
Foi no dia 25 de Maio de 1963 que Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, para unificarem suas lutas contra o domínio colonial, o colonialismo, o neocolonialismo ou partilha da África, que até a data da reunião ainda sofriam de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.
Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana com representações de 54 ou 55 países, cuja sede continua em Adis Abeba. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.
Para assinalar a data, várias são as atividades agendadas por toda África e não só. No Brasil, a data é comemorada em diferentes cidades. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Redenção (Ceará) e Recife, diferentes entidades e instituições organizam atividades culturais, debates e conferências para festejar essa que é a data mais importante a unificar o continente.
Aprovetando a data, apresentamos o mais novo colaborador do site Savos pelo Amor, o jovem Eduardo Garcia, africano e nosso correspondente em Angola.
Imagem: Sede da União Africana em Adis Abeba
Fonte: Google
Comments 2
Bem vindo Edu.
Será bom contar com você.
Um grande abraço.
Beijos Fer
Obrigado Fer